Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Posso rescindir contrato de compra e venda de imóvel por motivo de dificuldade financeira?

    há 3 anos

    Sim.

    A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) decidiu pela possibilidade de rescindir um contrato de compra e venda de imóvel, a pedido do comprador, por motivo de dificuldades financeiras. Do montante já pago, contudo, deve ser retido 20% pelo vendedor.

    Como no caso em questão, o registro da escritura em cartório foi realizado após o ajuizamento da causa, a norma aplicada foi o CDC.

    O cálculo do valor devolvido ao comprador foi feito seguindo a súmula 543 STJ:

    Podendo ser rescindido por duas hipóteses: em caso de culpa exclusiva do vendedor para a desistência, a restituição das parcelas pagas deve ser integral; em caso de rescisão por parte do cliente, a restituição é parcial - sendo a última circunstância aplicada ao caso em julgamento.



    Fonte: síntese

    • Sobre o autorPaloma Oliveira, Soluções Jurídicas
    • Publicações55
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-rescindir-contrato-de-compra-e-venda-de-imovel-por-motivo-de-dificuldade-financeira/1205681014

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A notícia é interessante, assim como o número do processo para ajudara formar um banco de dados. Não entendo o porquê dessas omissões. continuar lendo